Medalhista de São Bernardo nas Paralimpíadas de Tóquio, Luís Carlos Cardoso é homenageado pelo prefeito Orlando Morando

Medalhista de São Bernardo nas Paralimpíadas de Tóquio, Luís Carlos Cardoso é homenageado pelo prefeito Orlando Morando

Paratleta, que foi prata na paracanoagem, na categoria KL1, nos 200 metros, foi recebido no Paço Municipal

Por Davi Arraz 10/09/2021 - 15:39 hs
Foto: Gabriel Inamine - PMSBC

Hexacampeão mundial na paracanoagem, o paratleta Luís Carlos Cardoso conquistou a tão esperada medalha nos Jogos Paralímpicos de Tóquio (Japão). O atleta de São Bernardo ganhou a prata na categoria KL1, nos 200 metros, com o tempo de 48s031. Para festejar esse importante momento para a cidade, o prefeito Orlando Morando homenageou o medalhista paralímpico na tarde desta quinta-feira (09/09).

 

“Um grande orgulho para São Bernardo. Trata-se de um grande feito, não apenas para o esporte paralímpico brasileiro, que voltou dos Jogos de Tóquio com 72 medalhas, mas para nosso município também. Com certeza, o Luís Carlos será um grande exemplo para as novas gerações de atletas e paratletas”, afirmou o prefeito.

 

Além de Luís Carlos, São Bernardo contou com duas representantes nos Jogos Paralímpicos de Tóquio: Silvânia Costa de Oliveira, ouro no salto em distância, e Debora Benevides na paracanoagem.

 

BATATEIRO DE CORAÇÃO

 

Natural de Picos (PI), Luís Carlos, 36 anos, mora e treina em São Bernardo desde 2014, representando a Associação dos Funcionários Públicos em competições nacionais e internacionais. Entre os resultados conquistados ao longo de sua carreira estão o hexacampeonato mundial na paracanoagem (2014, 2015 - duas vezes -, 2016, 2017 e 2019) e a quarta colocação nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016.

 

“Esta medalha foi muito esperada. Infelizmente, no Rio de Janeiro, bati na trave. Fiquei a seis centésimos da medalha de bronze. Este era o único título que eu não tinha e fiquei feliz de mudar isso em Tóquio. Agradeço muito a São Bernardo, pois também fez parte dessa conquista”, disse.

 

O secretário de Esportes e Lazer, Alex Mognon, que também esteve presente na homenagem, ressaltou a importância da equipe de paracanoagem. “A equipe de paracanoagem é muito presente e defende nossa cidade nas principais competições nacionais e internacionais”, disse. O encontro ainda contou com as presenças de Akos Angyal, técnico de paracanoagem, Sérgio Baffile, supervisor da Prefeitura de São Bernardo, e Sérgio Issa Del Nero, presidente da Associação dos Funcionários Públicos.

 

 

Fonte: Kati Dias