Chico Buarque lança primeira música inédita em cinco anos e anuncia turnê

Chico Buarque lança primeira música inédita em cinco anos e anuncia turnê

Single "Que tal um samba?" foi lançado e dá nome à turnê que terá início em setembro e passará por 11 cidades brasileiras

Por Evandro Queiroz 17/06/2022 - 19:45 hs
Foto: Internet

Após cinco anos dedicados à literatura, período em que lançou o romance “Essa gente” e o volume de contos “Anos de chumbo”, o cantor Chico Buarque anunciou sua mais nova música, “Que tal um samba?”, que será lançada nesta sexta-feira (17) nas plataformas digitais.

A canção também dá nome à turnê que ele realiza a partir de setembro, que passará por diversas capitais, como João Pessoa, Natal e Fortaleza até chegar ao Rio de Janeiro e São Paulo no início de 2023.

O show contará com a participação de Mônica Salmaso, a cantora dos compositores, que já gravou dois discos dedicados à obra de Chico, “Noites de Gala” e “Samba na Rua”. A premiada cineasta e cenógrafa Daniela Thomas assina a criação do cenário e o maestro Luiz Cláudio Ramos está na direção musical.

“Que tal um samba?” foi gravada no estúdio da gravadora Biscoito Fino pelo mesmo grupo que acompanha Chico Buarque há anos, entre eles Luiz Cláudio (violão), João Rebouças (piano), Jorge Helder (baixo) e Jurim Moreira (bateria). Thiago Serrinha foi convidado para a percussão e Hamilton de Holanda para o bandolim.

Segundo comunicado, Chico propõe agora, em junho de 2022, “espantar o tempo
feio/Para remediar o estrago”. “Que tal um samba?” foi escrita para ser um samba eterno, popular, mas ao mesmo tempo histórico e político. Política no sentido contemporâneo: vivida nas ruas, na praia, no futebol (“Fazer um gol de bicicleta/Dar de goleada”), no amor e na arte (“Deitar na cama da amada/Despertar poeta/Achar a rima que completa o estribilho”).

E, sobretudo, na incorporação das causas mais abrangentes da vida das pessoas, como o antirracismo, explícito quando o samba propõe “Fazer um filho, que tal?”: “Um filho com a pele escura/Com formosura/Bem brasileiro, que tal?/Não com dinheiro/Mas a cultura/Que tal uma beleza pura”, em versos que citam a canção “Beleza pura”, de Caetano Veloso.

Confira as cidades que recebem a turnê “Que tal um samba?”:

·         João Pessoa (PA) – Teatro Pedra do Reino
6 e 7 de setembro

·         Natal (RN) – Teatro Riachuelo
9 e 10 de setembro

·         Curitiba (PR) – Teatro Guaíra
23 e 24 de setembro

·         Belo Horizonte (MG) – Palácio das Artes
5 a 8 de outubro

·         Fortaleza (CE) – Centro de Eventos do Ceará
22 e 23 de outubro

·         Porto Alegre (RS) – Auditório Araújo Vianna
3 e 4 de novembro

·         Salvador (BA) – Concha Acústica
11, 12 e 13 de novembro

·         Brasília (DF) – local a ser anunciado
29 e 30 de novembro

·         Recife (PE)  – Teatro Guararapes
8, 9 e 10 de dezembro

·         Rio de Janeiro (RJ) – Vivo Rio
5 a 15 de janeiro (quinta a domingo)

·         São Paulo – Tokio Marine Hall
2 a 12 de março; de 23 de março a 02 de abril (quinta a domingo)